domingo, fevereiro 03, 2008

A dissociação

começa a ser muito pronunciada a separação entre o empenho, o esforço, o saber e o sucesso. Um trajecto de esforço na aquisição de conhecimento já não garante coisa alguma em termos de ascensão social nem de obtenção de reconhecimento nem de durabilidade da expectativa de recompensa. Ao invés, a preguiça, a ignorância a esperteza saloia em circunstâncias felizes permitem obter êxitos demasiado visíveis. O exemplo de cima pode assim começar a frutificar. Poderemos ter uma geração inteira que vendo caminhos mais curtos que o esforço honesto de aquisição de conhecimento e da sua aplicação em trabalho íntegro, toma deliberada e decididamente os atalhos.

Não existindo a expectativa de correlação certa entre esforço e sucesso a busca da alternativa será iluminada pela badalhoquice. Até aqui as duas formas tinham coexistido de forma relativamente pacifíca. Não obstante, parece que a solução de troca tintas ganha vantagem relativa mas significativa sobre a outra forma de sobrevivência.

2 comentários:

Animal disse...

badalhoquice... hmm, agrada-me!

Moonlight disse...

badalhoquice é soft...
é mais a aldrabiçe consentida... mas a culpa é do três macacos que são sempre cegos, surdos e mudos, mas só para o que lhes convém!
O tempo ensina que na vida há várias escadas... e algumas só servem para descer! talvez a badalhoquice seja uma delas!