terça-feira, julho 05, 2011

A crise

É frequente ouvir e ler críticas aos lideres presentes em oposição aos lideres como Churchill ou mais modernamente ao Mitterrand ou ao Kohl ou ao Delors. Os políticos são medíocres e gelatinosos. Os lideres empresariais também não são melhores. Sempre com o credo do mercado livre na boca e com acordos de cartel e ódio à concorrência livre nas sombras. Mas, e os sindicatos e os movimentos civis tipo ONG? Não quererão inovar?

Porque não concorre a CGTP à privatização do BPN? E fica com um banco para gerir (ao qual adeririam muitos dos que vivem do seu trabalho fugindo dos bancos tradicionais) com compromissos éticos. E não venham com o argumento que não é o papel "histórico" porque a História já os ultrapassou há muito. Não há míngua de gestores competentes que possuem ética e honra e seriam capazes de transformar o BPN numa instituição sólida credível e duradoura. E ética. E lucrativa. E que distribuísse dividendos. Pelos "camaradas". Nem há míngua de economistas e matemáticos capazes de construir fundos e aplicações de riscos variáveis mas sem as alavancagens lunáticas dos Goldman Sachs deste mundo. Seria no mínimo irónico. Mas possível.

Ou não?

E as ONG? sempre de mão estendida a viver dos Estados e da caridade circunstancial? Poque não se federam numa poole para comprar o BPN? Não há míngua de voluntários nas Universidades desejosos de serem diferentes das gerações que os lixaram...
Entre os meus alunos tenho vários cujo futuro se augura brilhante mas que tem espinha. E gostariam de ir para além da "greed is good"...

1 comentário:

Joao Faria disse...

Alguma vez os casseteiros do PCPCGTPBE-IN, já há quase um século desmascarados e ultrapassados pretendem defender alguém? Idoso, Tralhador, Coitadinho, Ignorante...?
One word: desestabilizar. (Porquê, talvez algum Psicólogo lá chegue, uma vez que os seus líderes são sociopatas).

As ONG, que até se auto-proclamam pacifistas, conforme se pode ver em milhentas imagens do GreenWar, seguem-lhes os passos.

Citando um célebre (para mim é) e perene na minha memória, Prof. que tive:
" A Inveja faz mexer a Economia"; eu acrescento:
"Envy makes the World go 'round..."